Sim! O controlo da miopia nos mais novos é possível

A miopia é um erro de refração, caracterizado pela dificuldade em ver nitidamente ao longe. Podemos, por exemplo, ler bem um livro e ver mal o letreiro do comboio.
Infelizmente, esta é uma condição que tem aumentado muito ao longo dos anos entre as crianças, principalmente nestas últimas décadas.

O desafio para os pais

É desafiante para pais e familiares perceber se uma criança tem este problema pois na mente dos mais novos, aquilo que eles vêm é normal para eles, o que os leva a pensar que toda a gente vê igual e acabam por se habituar deixando de lado, muitas vezes, algumas queixas que poderiam ser importantes no diagnóstico de miopia ou outra doença ocular. É, portanto, fundamental comunicar com os mais novos, fazer-lhes as perguntas certas e priorizar consultas de rotina visual.

A miopia é, normalmente, associada à genética e, por este motivo, se tem familiares diagnosticados com esta condição, redobre a sua atenção sobre este assunto!

Na Óculos Para Todos temos profissionais altamente qualificados capazes de prestar a ajuda essencial no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças oculares nas nossas crianças.

Feito o diagnóstico vem o controlo …

A deteção e correção precoce de problemas visuais é importante, até mesmo para o sucesso escolar.
O sistema visual da criança é o que transmite a informação ao cérebro então, se ela vê mal, o cérebro acaba por receber menos informação que o desejado, o que pode traduzir-se numa menor capacidade de aprendizagem e desenvolvimento.

Quando uma criança é diagnosticada com miopia, essa condição não vai simplesmente desaparecer. É comum que, com o passar do tempo, esta piore principalmente até final da adolescência e início da vida adulta.

Existem estudos que provam que passar mais tempo ao ar livre, longe dos ecrãs, pode ajudar a controlar a miopia e, além de fazer bem aos olhos ajudará, certamente, na criação de bons momentos em família.

Cada caso é um caso. É necessário um acompanhamento individualizado.
Tal como na generalidade das doenças de foro ocular, o tratamento da miopia é indolor e, portanto, não há razão para que não sejam aplicados todos os esforços no sentido da não progressão da doença.

O tratamento mais comum passa pela recomendação da prótese ocular (óculos) com lentes graduadas adequadas existindo até, á data desta publicação, lentes oftálmicas e de contacto com o intuito específico de correção e controlo da miopia para crianças.

Em caso de dúvidas sobre esta patologia contacte a Óculos Para Todos e receba acompanhamento especializado dos profissionais mais qualificados do mercado da Ótica em Portugal.

Sabia que, quando detetadas precocemente, a taxa de cura da maioria das doenças oculares é superior a 95%?

Marque já a sua consulta,

Previna-se e previna os seus!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *