Com a luz forte a voltar, as crianças é preciso cuidar

A luz é importante no nosso dia a dia, mas por detrás dela existem perigos aos quais temos de ter cuidado, principalmente com os mais novos, faça chuva ou faça sol.

A radiação ultravioleta aumenta 3% cada década. É chocante, não é?

Óculos de sol nas crianças?

Sabia que os óculos de sol têm dupla proteção? Exatamente, os óculos reduzem a intensidade da luz que atinge o olho e também eliminam as radiações de maior energia, principalmente a tão falada luz ultravioleta. Dão mais conforto na visão e ainda protegem os olhos. Um “acessório” a ter em conta quando falamos dos mais novos!


Nos mais pequenos, como os olhos ainda estão em desenvolvimento, a retina recebe mais radiação ultravioleta porque o cristalino é muito transparente. Posto isto, temos de ter dupla atenção e cuidado redobrado no que toca às crianças. Devemos, através da proteção adequada, apostar na prevenção de problemas de saúde futuros.

Então, todos os óculos de sol servem?

Os óculos de sol devem ser devidamente certificados e, claro está, não são a única medida a ter em atenção. O chapéu e protetor solar devem, também, estar incluídos, principalmente nos dias quentes e ensolarados.
Não existe razão para os bebés, até mesmo antes de um ano de idade, não usarem óculos de sol.

Não esquecer que a armação deve ser adaptada a cada criança, tendo em atenção a idade, formato do rosto, atividades praticadas no dia a dia e principalmente o conforto ocular.

Na Óculos Para Todos temos uma vasta gama de óculos capazes de se adaptarem a cada tipo de criança.

É importante as lentes dos óculos de sol terem uma alta proteção porém, a cor e intensidade das mesmas nada indica sobre a maior ou menor capacidade de proteção.

Lentes escuras sem proteção VS lentes incolores com proteção

É verdade, óculos de sol com lentes escuras podem não ter qualquer proteção UV, enquanto que lentes incolores podem ter até 100% desta proteção, por exemplo. O uso pela criança de lentes escuras sem proteção torna-se pior ainda que não usar óculos, uma vez que estes irão provocar a dilatação da pupila, o que contribuirá para uma maior entrada de radiação ultravioleta. Interessante, não é? E assustador.

Algo importante a fazer: sensibilizar as crianças a não olhar diretamente para o sol ou para o seu reflexo! (esta ideia é fulcral na diminuição do desconforto ocular da criança em dias de muito sol e diminuirá a possibilidade de problemas oculares a médio e longo prazos).

É normal algumas crianças rejeitarem o início aos óculos de sol, mas nestes casos os pais devem ter paciência e darem o exemplo, é um esforço que dá retorno e eles acabam por gostar.

Na Óculos Para Todos temos profissionais especializados em ótica pediátrica capazes de ajudar a manutenção da saúde visual das suas crianças.

Marque AQUI a sua consulta e obtenha já o acompanhamento dos profissionais mais qualificados!

criança com óculos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *