Poupa e faz os teus óculos durar mais tempo

Todos sabemos que o investimento em óculos não costuma ser um investimento fácil para todos e, por isto, devemos evitar certos hábitos para que os nossos óculos durem mais tempo. Deixamos, abaixo, algumas dicas que podem fazer a diferença.

Lentes viradas para cima

Muito importante, ao pousar os óculos nas superfícies, nunca deixar as lentes viradas para baixo pois, se o fizer, pode causar danos irreversíveis nas mesmas, facto apenas solucionado com a sua troca por lentes novas.

Limpeza

Todas as pessoas que utilizam óculos valorizam uma visão com lentes limpas mas é normal que no dia a dia elas se vão sujando.

O ideal será limpar as lentes com um pano de microfibra, spray adequado e, principalmente, fazê-lo com cuidado e delicadeza.

Atenção! Nunca limpar as lentes com papel ou na roupa. Estes materiais vão prejudicar gradualmente a qualidade das lentes, comprometendo os tratamentos que estas contêm para proteção dos olhos, criando, também, pequenos riscos nas lentes com tendência a agravarem-se com o passar do tempo.

Fugir dos químicos

É preciso ter muita atenção no que toca ao uso de certos produtos de limpeza. Exemplos como detergente da loiça, líquidos com amoníaco ou álcool devem ser esquecidos para o efeito de limpeza das lentes dos óculos pois, com o tempo, acabam por danificar e romper a camada essencial da lente, cuja função é proteger os nossos olhos.

Para não arriscar, o melhor mesmo é usar apenas sprays indicados em lojas especializadas ou água com sabão neutro.

Óculos não são tiaras

Não devemos utilizar os óculos apoiados na cabeça, é um hábito muito comum mas que pode causar sérios danos na armação e ainda aumentar as probabilidades de queda. Uma boa solução passa pela opção pela utilização de fios próprios para óculos. De início pode ser complicado, mas aos poucos tudo se consegue.

Longe do calor

Quando expostos ao sol ou a ambientes muito quentes, os materiais das armações dos óculos podem amolecer e derreter alterando a sua forma e tornando os óculos defeituosos, portanto, é importante guardar os óculos em lugares de temperatura ambiente. Para além das armações, os tratamentos das lentes também são afetados com estas diferenças de temperaturas.

Posto isto, é só evitar deixar os óculos nestes locais.

Revisão

Muitas vezes andamos com os óculos largos e não ajustados ao nosso rosto, com as hastes tortas ou até mesmo com os parafusos desapertados. É fácil de resolver, apenas tem de se deslocar a uma ótica da sua confiança e pedir a ajuda de um técnico para realizar os ajustes necessários, preservando assim, os seus óculos e o seu conforto.

Na Óculos Para Todos os nossos especialistas de ótica podem ajudá-lo nestas questões e muito mais. Visite-nos.

One thought on “Poupa e faz os teus óculos durar mais tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *