Existem várias cores de olhos diferentes?

Porque existem várias cores de olhos diferentes? Todos nós já demos conta que as pessoas nem sempre tem olhos da mesma cor mas porque existem diferentes cores de olhos diferentes?

A cor dos olhos é definida pelo funcionamento da íris.

Mas… o que é a íris?

A Íris é a parte arredondada e colorida dos nossos olhos onde, no seu meio, se encontra a pupila.

O resultado do funcionamento da íris (sendo determinante a quantidade de luz que esta deixa ser absorvida) e da junção de vários genes nela contidos, irá fazer variar a cor dos olhos que, em suma, é determinada pelos seguintes fatores: quantidade de pigmentos na íris e a porção de melanina por eles produzida.

Vamos por partes…

Olhos azuis:

Segundo Hans Eiberg, professor de genética dinamarquês e autor de estudos sobre a coloração dos olhos, afirma que, originalmente, “todos nós tínhamos olhos castanhos mas, devido a uma mutação genética que afetou o gene OCA2 nos nossos cromossomas, criou-se um desvio que desativou a capacidade da produção de olhos castanhos“.

Desta forma, pessoas com olhos azuis tem a quantidade de melanina no mínimo.

Dado que ter olhos azuis era considerado uma característica atraente, a procura por parceiros com olhos desta cor permitiu a expansão da mutação genética.

Olhos castanhos:

Olhos castanhos são os mais comuns.

Aliás, a melanina presente nos nossos olhos é o principal fator de influência para a cor dos mesmos, uma vez que, quem tem olhos castanhos, possui um maior teor de melanina, algo descrito até como indicador benéfico para a saúde.

Com a melanina em quantidades maiores, a pessoa de olhos castanhos tem uma menor absorção de luz por culpa desse pigmento e, dessa forma, os seus olhos escurecem.

Olhos verdes:

Os olhos verdes são os mais raros que existem pois falamos sobretudo de um meio termo no que diz respeito aos genes, ou seja, de um olho castanho com uma quantidade bastante menor de melanina que o normal.
A cor verde é, então, o resultado da disseminação da luz que reflete a parte do estroma de cor amarela. Isto faz com que seja comum os olhos verdes mudarem o seu tom, conforme o clima e o local. Tudo irá depender da quantidade de luz sob a qual o olho está exposto.
No entanto, alguns estudos indicam que esta cor torna os olhos sejam mais sensíveis aos efeitos da luz natural e do clima e que a sua cor clara permite uma maior absorção da claridade.

Qual é a cor dos seus olhos?

Na Óculos Para Todos é possível mudar temporariamente a cor dos seus olhos! Saiba como, aqui!

legenda – teste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *